domingo, janeiro 31, 2010

Estágio Internacional de SAVATE - BOXE FRANCÊS

No passado fim de semana decorreu mais um Estágio Internacional de SAVATE - Boxe Francês. O evento teve lugar nas instalações do SolMaia Health Club, cidade da Maia, e exedeu todas as expectativas, tanto por parte da organização como dos dinamizadores e participantes.
No final da tarde de sexta - feira, antes do início do estágio, as comitivas de SAVATE da Maia e da Federação Francesa de SAVATE foram, amavelmente, recebidas na Câmara Municipal da Maia, pelo Sr. Presidente Engº Bragança Fernandes, o Sr. Vereador do Desporto Dr. Hernâni Ribeiro e a Sra. Vereadora da Acção Social Dra. Ana Vieira Carvalho. Foi um momento único e de grande intensidade que nos deu nova força e esperança para continuar com o projecto de divulgar e desenvolver a modalidade em Portugal.

Neste encontro estiveram presentes 70 participantes, atletas e não só, oriundos de várias cidades, nomeadamente, Maia, Porto, Caminha, Vila Nova de Gaia, Barcelos, Lisboa, Albufeira, Corunha (Espanha) e, naturalmente, do país mãe da SAVATE, França (os responsáveis técnicos pelo estágio).

O Estágio começou às 20 horas do dia 22, sexta - feira, e terminou às 13 horas do dia 24, domingo. Foram 12 horas de trabalho efectivo, bastante competitivo e de elevado nível de exigência físico... mas valeu a pena!

Durante este fim - de - semana conseguimos aprovar:
- 50 Atletas com certificado de participação
- 12 Treinadores certificados
- 16 Árbitros e Juízes certificados

De acordo com a opinião expressa pelos responsáveis técnicos do estágio - a Federação Francesa de SAVATE - Boxe Françês, composta por Joël Dhumez (Vice - presidente da FFSBF & D.A.), Richard Aguenihnai (Seleccionador Françês Elite Sénior e Juniores) e Alain Guillard (Árbitro Responsável da FFSBF & D.A.) - "o grupo esteve sempre concentrado e envolvido, apesar da enorme carga de horas de treino a que foi sujeito. A maioria dos participantes revelou estar num apurado momento de forma técnico/táctico e física bastante elevado."

Por outro lado, a opinião dos participantes "além de se ter aprendido muito e de formas diferentes, foram 3 dias divertidos que contribuíram para conviver e conhecer melhor as pessoas com quem se partilham umas horas rápidas no ginásio, durante a semana. Tanto a organização como a comitiva francesa dinamizadora estão de parabéns e aguarda - se, ansiosamente, notícias de um próximo Estágio."

Assim, perante o enorme êxito deste evento, sentimos uma responsabilidade acrescida na promoção e divulgação desta modalidade originária da França e que remonta o seu início ao século XVIII. Hoje em dia, a SAVATE é praticada, internacionalmente, por homens e mulheres, e o Campeonato Mundial acontece de 2 em 2 anos. Além de ser um desporto de combate com uma dinâmica de treino muito atractiva, SAVATE ("sapato" ou "bota" em françês) é também uma técnica de auto - defesa. É uma modalidade que envolve uma enorme interacção de múltiplos movimentos de braços e pernas e é um desporto barato porque não necessita de equipamentos desportivos dispendiosos. Aconselha - se, apenas, o uso de luvas de treino. Além das aulas serem dinâmicas e divertidas, também contribuem para desenvolver a disciplina, confiança, concentração e auto - controlo.

Deixo aqui um desafio aos leitores: porque não começar este novo ano com um "pontapé de viragem" conhecendo um desporto diferente e radical? Aqui, na cidade da Maia, pode experimentar e praticar SAVATE no SolMaia Health Club e no Parque Health Club, com o Mestre Joaquim Ferreira.

Atreva - se a experimentar!





2 comentários:

K disse...

Gostaria de saber onde é possível treinar Savate em Lisboa.
Gostava de me iniciar mas não encontro nenhum local para o fazer.

Obrigado

Anónimo disse...

boa tarde, eu nuno moscato foi com grande prazer que realizei este estagio de savate no qual tambem tentei a sorte na graduação?
para tal recebi um diplome de participação , mas como conbinado o diploma de luva branca deve se ter extraviado, ou o diploma de participação serve para os dois.GRANDE FALHA
comprimentos:Nuno Moscato