O Estágio começou às 20 horas do dia 22, sexta - feira, e terminou às 13 horas do dia 24, domingo. Foram 12 horas de trabalho efectivo, bastante competitivo e de elevado nível de exigência físico... mas valeu a pena!
Durante este fim - de - semana conseguimos aprovar:
- 50 Atletas com certificado de participação
- 12 Treinadores certificados
- 16 Árbitros e Juízes certificados
De acordo com a opinião expressa pelos responsáveis técnicos do estágio - a Federação Francesa de SAVATE - Boxe Françês, composta por Joël Dhumez (Vice - presidente da FFSBF & D.A.), Richard Aguenihnai (Seleccionador Françês Elite Sénior e Juniores) e Alain Guillard (Árbitro Responsável da FFSBF & D.A.) - "o grupo esteve sempre concentrado e envolvido, apesar da enorme carga de horas de treino a que foi sujeito. A maioria dos participantes revelou estar num apurado momento de forma técnico/táctico e física bastante elevado."
Por outro lado, a opinião dos participantes "além de se ter aprendido muito e de formas diferentes, foram 3 dias divertidos que contribuíram para conviver e conhecer melhor as pessoas com quem se partilham umas horas rápidas no ginásio, durante a semana. Tanto a organização como a comitiva francesa dinamizadora estão de parabéns e aguarda - se, ansiosamente, notícias de um próximo Estágio."
Assim, perante o enorme êxito deste evento, sentimos uma responsabilidade acrescida na promoção e divulgação desta modalidade originária da França e que remonta o seu início ao século XVIII. Hoje em dia, a SAVATE é praticada, internacionalmente, por homens e mulheres, e o Campeonato Mundial acontece de 2 em 2 anos. Além de ser um desporto de combate com uma dinâmica de treino muito atractiva, SAVATE ("sapato" ou "bota" em françês) é também uma técnica de auto - defesa. É uma modalidade que envolve uma enorme interacção de múltiplos movimentos de braços e pernas e é um desporto barato porque não necessita de equipamentos desportivos dispendiosos. Aconselha - se, apenas, o uso de luvas de treino. Além das aulas serem dinâmicas e divertidas, também contribuem para desenvolver a disciplina, confiança, concentração e auto - controlo.
Deixo aqui um desafio aos leitores: porque não começar este novo ano com um "pontapé de viragem" conhecendo um desporto diferente e radical? Aqui, na cidade da Maia, pode experimentar e praticar SAVATE no SolMaia Health Club e no Parque Health Club, com o Mestre Joaquim Ferreira.
Atreva - se a experimentar!
2 comentários:
Gostaria de saber onde é possível treinar Savate em Lisboa.
Gostava de me iniciar mas não encontro nenhum local para o fazer.
Obrigado
boa tarde, eu nuno moscato foi com grande prazer que realizei este estagio de savate no qual tambem tentei a sorte na graduação?
para tal recebi um diplome de participação , mas como conbinado o diploma de luva branca deve se ter extraviado, ou o diploma de participação serve para os dois.GRANDE FALHA
comprimentos:Nuno Moscato
Enviar um comentário